A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo começa na segunda-feira, dia 18, em toda a rede básica de saúde em Marília. O público alvo são os adultos jovens, com idades entre 20 e 29 anos.

A Vigilância Epidemiológica do município conformou total de 18 casos de sarampo na cidade; outros 68 foram investigados, mas acabaram descartados em exame laboratorial

A campanha vai até o dia 30 deste mês (sábado), quando será realizado o “Dia D”, com a abertura especial das unidades, das 08h às 17h. É fundamental apresentar a caderneta de vacinação, para que os profissionais verifiquem a necessidade ou não da vacina.

Os municípios realizam a força-tarefa contra o sarampo desde o mês passado, sob a orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica.

A primeira etapa começou no dia 07 de outubro e foi até o dia 25, para crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos. Durante o período, 3.433 pessoas na faixa etária foram levadas às unidades de Saúde de Marília. Desse total, 561 (20%) foram vacinadas; as demais já possuíam as duas doses recomendadas.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pela Sala Central de Vacina de Marília, da Secretaria Municipal da Saúde, explica que o trabalho pode ser considerado uma “intensificação” do trabalho de rotina, com objetivo de aumentar a cobertura.

“Nesta fase nosso público-alvo são os adultos que têm entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não receberam as duas doses necessárias. A vacina será aplicada mediante verificação da caderneta”, confirmou a enfermeira.

SURTO EM SP

Com intenso trânsito de pessoas, forte intercâmbio comercial, educacional e referência regional para mais de 100 municípios, Marília foi uma das cidades que registrou a reintrodução do vírus do sarampo em 2018.

Durante as ações de controle, anteriores à campanha, foram aplicadas mais de 15 mil doses da vacina, incluído a rotina (calendário vacinal), dose zero preconizada devido ao surto – indicada aos bebês entre seis meses e um ano – e nos diferentes bloqueios realizados após casos suspeitos ou confirmados da doença.



Últimas Notícias