Uma campanha nacional batizada como Dezembro Roxo incentiva contribuintes em centenas de cidades a doar parte do Imposto de Renda para programas de atendimento a crianças e adolescentes. Em Marília a arrecadação poderia chegar a R$ 10 milhões, mas só 4,36% do valor é doado.

A campanha ganhou um suporte especial da Leoa, uma plataforma digital que já auxilia declaração de imposto, e oferece orientação para as doações, informações, acesso aos órgãos oficiais e canais facilitados para a doação. A página inclui dados sobre famosos, influencers e empresas que ajudam a campanha e pode ser acessada aqui

Os recursos são repassados a FIAs (Fundos da Infância e Adolescência) em todas as cidades. O de Marília é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Para pessoas físicas, se a doação tiver sido feita até 27 de dezembro de 2019, é possível deduzir até 6%. Neste caso, o doador antecipa o pagamenbto e deduz o valor na declaração de 2020, ou seja, faz desembolso imediato.

Já se a doação for feita entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril de 2020 (data limite para declaração de IR), não há pagamento imediato, mas o valor do repasse diminui - fica mais para o governo e menos para as entidades - e pode atingir no máximo 3%. A doação é indicada na declaração - que deve ser feita pelo modelo completo -. Já para as pessoas jurídicas, as doações podem abater até 1%, desde que sejam tributadas pelo Lucro Real.

Os doadores podem escolher entidades para direcionar a doações nas áreas de saúde, educação, esportes e cultura. O site do Conselho em Marília também oferece orientações para as doações (veja aqui). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3401-2450.



O diretor da plataforma Dezembro Roxo, Eduardo Canova, disse ao Giro Marília que em 2020 o sistema deve ser aperfeiçoado para que os conselhos de cada cidade tenham acesso e emiutam automaticamente os recibos aos doadores.

"A campanha é uma causa do bem e não tem fins lucrativos. O objetivo é o de estimular os contribuintes a doarem uma parte do seu Imposto de Renda. Estes recursos podem ficar nos estados e municípios e ajudar muitas causas, porém precisamos de conscientização", afirma Eduardo Canova.

A plataforma oferece o cálculo de quanto você pode doar - clique aqui para uma simulação -. 

O Conselho de Marília orienta doadores a fazer os pagamentos em dezembro por boleto bancário, que já se torna um documento para a declaração. Mas a campanha nacional indica ainda a possibilidade de repasseto através de transferência bancária. 

Nesse caso, o adoador precisa fazer todo o procedimento e depois procurar o conselho para pedir um recibo da doação. Para esta opção o doador deve usar os dados de depósito do conselho: 

CNPJ: 17.838.522/0001-60
Banco: 001 - Banco do Brasil
Agência: 0141
Contato: 0000642525



Últimas Notícias