Giro Marília -VW lança Tiguan 1.4, Golf Variant flex e Golf turbinado

A Volkswagen anunciou novidades em dois produtos semana passada. A Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI flex nas duas versões, enquanto o Tiguan ganhou uma nova versão de entrada, equipada com motor 1.4 TSI a gasolina.

Para a perua, os preços começam em R$ 101.880 na versão Comfortline e R$ 113.290 na Highline. Na linha 2016, as mesmas versões custavam R$ 98.550 e R$ 109.600, respectivamente.

Não há mais a oferta com câmbio manual. Há algumas mudanças mecânicas. A potência subiu de 140 cavalos para 150 cv. Já a transmissão DSG, automatizada de dupla embreagem de 7 marchas deu lugar a um câmbio automático convencional, com conversor de torque e 6 marchas.

OPCIONAIS
A lista de itens de série da versão Comfortline é enxuta. Ela inclui 7 airbags, controles de tração e estabilidade, direção elétrica, ar-condicionado, rodas de 16 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e central multimídia com tela de 6,5 polegadas e espelhamento de celular.

Para rechear o carro, é possível escolher entre dois pacotes de opcionais. O Elegance, de R$ 5.930 traz sensores de luz e chuva, retrovisor interno antiofuscante, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas e volante com paddle-shift. No Exclusive, de R$ 10.030, há os itens do Elegance, mais central multimídia mais completa, com GPS.

Quando a escolha é pela versão Highline, há os itens de série da Comfortline, mais ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro e sensores de luz e chuva. Ainda é possível incluir três pacotes de opcionais.

TIGUAN
O SUV ganha uma nova versão de entrada a partir de R$ 125.990. A potência do motor 1.4 (só gaolina) é de 140 cv. A versão com motor 2.0, de R$ 149.990 continua sendo oferecida. Nos dois casos, o câmbio é o automatizado de dupla embreagem DSG de 6 marchas.

Ainda que com visual da geração anterior, o Tiguan é bem equipado. Ele sai de fábrica com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, rodas de 17 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional e central multimídia com tela de 6,3 polegadas.

Ainda há o pacote de opcionais Elegance, que custa R$ 5.930 e que inclui ar-condicionado digital de duas zonas, volante com paddle-shift, rodas de 18 polegadas, central multimídia com navegação por GPS, acesso e partida ao veículo com chave presencial, sensor de chuva e câmera de ré.

GOLF
O Volkswagen Golf passa a ter uma versão 1.0 TSI. Seu motor de três cilindros com injeção direta de combustível produz 125 cavalos em vez de 105. O novo carro chega em novembro na versão Comfortline, com câmbio manual de seis marchas e preço inicial de R$ 74.990. Este é o único hatch médio à venda no Brasil com motor de um litro.

A opção 1.0 passa a ser a mais acessível do Golf, abaixo da 1.6 Comfortline, que tem 120 cv e tabela de R$ 78.130. Outros propulsores disponíveis para o carro são o 1.4 TSI e o 2.0 TSI. 

De acordo com a Volkswagen, o Golf 1.0 TSI acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, números obtidos com etanol. 

Entre os itens de série há freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem automática pós-colisão, sete airbags, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, travamento central por controle remoto, rodas de liga leve de 16 polegadas, assistente de partida em rampa, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira e retrovisores externos com aquecimento, ajuste elétrico, luz de seta integrada e função “tilt down”, que baixa o foco do espelho direito cada vez que se engata a marcha à ré para facilitar manobras.