Giro Marília -Encontro de carros comemora dia mundial do Fusca e arrecada agasalhos

Carro que virou celebridade, o Fusca comemorou na semana passada 83 anos e um encontro de carros antigos nesta terça-feira vai celebrar a data com arrecadação de agasalhos em Marília. 

Modelos do Fusca serão atrações no evento que acontece no no Marília Shopping na última terça-feira de cada mês. A homenagem especial ao modelo é uma iniciativa do Clube do Opala, responsável pela organização do encontro. Os integrantes do clube estarão lá também com suas máquinas.

A visita aos modelos é gratuita e acontece das 18h às 22h, no estacionamento do centro de compras, aberta a familiares, amigos e admiradores dessas raridades que marcaram uma época, para uma troca de experiências.

História do Fusca

Em 22 de junho de 1934, data em que é celebrado o dia mundial do Fusca, o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do "Volkswagen" (carro do povo, em alemão), apelidado no Brasil de Fusca, que viria a ser o carro mais vendido da história.

Ele chegou ao Brasil em 1950, depois de 11 anos de sucesso na Europa e de ter enfrentado os rigores da Segunda Guerra Mundial. Com motor refrigerado a ar, manutenção barata e resistência mecânica o modelo se incorporou ao cotidiano das ruas do País até começar e ser montado aqui em 1953, ainda com peças importadas.

Quando a produção foi interrompida, em 1986, a montadora acumulava 3 milhões de unidades fabricadas.Com o incentivo aos carros populares, voltou a ser montado em 1993 e saiu de linha definitivamente no Brasil em 1996, contabilizando 3,2 milhões de unidades fabricadas. 

No mundo, o último Fusca saiu da linha de montagem no México, em julho de 2003. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998 e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.



Últimas Notícias