Giro Marília -Exposição celebra Dia do Fusca em Marília

O carro mais popular do mundo ganha uma exposição em Marília para celebrar seu dia nesta sexta-feira. O Fusca, nome popular do Volkswagen sedã, completa 71 anos de lançamento e alguns proprietários e colecionadores vão levar seus carros para uma mostra no Marília Shopping.

Promovida pelo Fusca Clube de Marília, a exposição inclui relíquia como a réplica do ‘Herbie’, modelo criado pela Disney para série de filmes sobre um carro inteligente. Há diferentes modelos até as versões mais novas do carro, que teve sua produção suspensa na década de 80 mas foi recriado por inspiração do então presidente Itamar Franco, nos anos 90.

O modelo foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos e só perdeu o recorde para seu sucessor, o Gol, que liderou as vendas por 27 anos.  Foram produzidos 3 milhões de Fuscas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

A primeira fase produção foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996.

No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998 e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.

Fundado em 2007, o Fusca Clube de Marília tem a proposta de reunir grupos de amigos e proprietários de veículos da marca e outros carros antigos para participar de encontros, exposições e passeios com a família. Para mais informações sobre o clube entre em contato pelo telefone (14) 98802-4230 ou na página do clube no Facebook.

Com entrada gratuita, a visitação da exposição no Marília Shopping acontece das 10h às 22h e das 13h às 19h no domingo.



Últimas Notícias