source
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga
Walterson Rosa/MS
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga

Em meio à falta de testes para Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não vai "adquirir 200 milhões de testes para deixar vencer". A declaração, feita nesta quarta-feira (19), é uma reposta para críticas endereçadas ao ministério sobre a compra de novos testes. 

"Os casos estavam baixo. Há política de testagem no país, mas com a variante Ômicron, os casos aumentaram em todo o mundo. Houve problema de abastecimento de testes. Não vou adquirir 200 milhões de testes para deixar vencer. Não estava tendo demanda", disse. 

Ontem (18), ao falar com jornalistas, o ministro afirmou que há uma "narrativa" sobre a escassez de testes, que faz com que a discussão sobre a liberação dos autoteste fique em evidência. 

"A dificuldade de testagem é, sobretudo, no setor primário. O interessante é que depois que o Ministério da Saúde anunciou ser favorável à venda do chamado autoteste nas farmácias, aí começa essa narrativa de que está faltando testes. Os testes existem", afirmou.

A liberação dos autotestes está sendo avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que solicitou ao ministério mais informações e pediu o adiamento da decisão nesta quarta-feira (19) .



Fonte: IG SAÚDE