source
Prova de vida volta em maio
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Prova de vida volta em maio





Nesta terça-feira (23) o presidente do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , Leonardo Rolim, prorrogou o prazo de suspensão da prova de vida  dos aposentados e pensionistas . Uma portaria publicada em 20 de janeiro prorrogava a interrupção até o final de fevereiro, após a declaração de ontem, o prazo se extendeu até maio

"5,3 milhões não fizeram a prova de vida no ano passado, não teve nenhum problema. A partir de maio, volta a ser obrigatório. Até lá, quem não fez pode fazer pelo meio digital sem sair de casa", disse Rolim.

Você viu?

O prazo vale para residentes do Brasil e do exterior. A prova de vida para estes poderá ser feita normalmente, pela rede bancária ou pela via digital

A prova de vida é obrigatória para os beneficiários do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos para evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

A necessidade da prova de vida estava suspensa desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. 

Prova de vida digital

Para beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidades, desde agosto do ano passado a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo ou site  Meu INSS . A comprovação de dificuldade de se locomover precisa ser atestada por um médico, anexada e enviada eletronicamente. 

Além do novo prazo, ontem (23) o governo também anunciou a ampliação daprova de vida digital por meio da biometria facial. Na primeira etapa, participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. Agora participarão mais 5,3 milhões de segurados. A prova de vida deve ser feita pelo aplicativo meu-gov.br .

Como o projeto ainda está em desenvolvimento, nem todos os beneficiários poderão realizar essa modalidade de prova de vida, apenas aqueles que receberem notificação por SMS ou e-mail do INSS.