05/05/2023 as 22:10h por: Carros
Divulgação Nova picape Ram Rampage tem motor 2.0 turbo que pode gerar mais de 270 cv
No utilitário da Jeep, o 2.0 turbo a gasolina rende 272 cv a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 giros e trabalha em dupla com o câmbio automático de oito marchas. São basicamente os mesmos números de aplicações transversais do mesmo propulsor, mas há um ponto que muda: o câmbio automático desse tipo de arranjo é automático de nove marchas, contra oito velocidades do Wrangler.
Ainda não sabemos quais serão os regimes de rotação por minuto em que serão entregues por completo a cavalaria e o torque do 2.0 turbo, uma vez que, além de se tratar de carro e ajuste diferentes, o Wrangler foca nos números em regimes baixos e médios. O nível de sofisticação mecânica é elevado, com direito a comandos de válvulas duplamente variáveis. Sem ser produzido no Brasil, o propulsor pode ser apenas a gasolina.
Sejam eles quais forem, os números serão capazes de transformar a Rampage na picape nacional mais rápida. A Volkswagen Amarok tem propulsor 3.0 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm a 1.400 rpm, um senhor seis cilindros capaz de levá-la de zero a 100 km/h em declarados 7,4 segundos. Mas tem um ligeiro porém… mesmo que seja símbolo de desempenho, a média é Argentina.
Qual seria o parâmetro de comparação? Mesmo a Fiat Toro 1.3 turbo de 185/180 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm a 1.750 rpm faz de zero a 100 km/h em 10,7/10,8 s (etanol/gasolina) e chega à velocidade máxima de 201,5/199,5 km/h. Perde em aceleração para a Renault Oroch 1.3 turbo de 170/162 cv entre 5.500 e 6.000 rpm e 27,5 kgfm entre 1.600 rpm e 3.750 rpm, uma vez que a concorrente de segmento faz a mesma prova de aceleração em 9,8 s, embora atinja apenas 189/187 km/h (etanol/gasolina). Confira o comparativo entre as duas picapes médias pequenas .
Sendo baseada na maior versão da plataforma monobloco Small Wide (pequena e larga) da Fiat e Jeep, a nova picape terá mais do que os 1.670 kg da Toro 1.3 turbo, até porque suas dimensões serão maiores e, claro, o motor 2.0 turbo é mais pesado, entre outros pontos. No entanto, a Rampage talvez não chegue ao peso de duas toneladas de um Wrangler quatro portas. E a velocidade máxima vai passar e muito dos 200 km/h, bem distante dos 177 km/h menos aerodinâmico e mais dinamicamente conservador Wrangler.
Deixando o lado numérico de lado, o fato é que o vídeo demonstra que esse quatro cilindros tem um ronquinho envolvente e também dá umas estaladas bonitas ao chegar no corte de rotações. Tomara que tudo isso esteja na versão de produção. E ele não será o único.
"Vai ter algumas opções de motorização, mas o grande destaque é o motor Hurricane Four", afirma Breno Kamei, vice-presidente da marca Ram para a América do Sul. Ele ainda faz mistério, claro, mas o Autos Segredos já apurou que uma outra opção será o 2.0 turbodiesel da Toro. Na picape menor, o quatro cilindros gera 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Segundo o site, o torque deve ser maior na Rampage.
Se o modelo do vídeo for o 2.0 turbo em todas as cenas, há uma cena que permite ver a suspensão traseira. Além de ser multilink, ela trabalha junto com tração integral - não que as demais proezas não atestem a aptidão fora de estrada -, algo também oferecido pelo Hornet. Em uma época em que o diesel está caro, uma picape 4X4 turbo a gasolina pode roubar clientes de outros segmentos.
Aliás, é o que a Fiat/FCA/Stellantis melhor faz: criar novos segmentos e subsegmentos. A Rampage entra em uma fatia desatendida entre as picapes médias pequenas, casos da Montana, Toro e Oroch, e as médias de fato.
Camuflados ao extremo, os protótipos só deixam antever o capô elevadíssimo, os faróis grandes e horizontais, uma grade sem tamanho, tudo característico da Ram, e também portas e a queda do teto, ambas bem parecidas com as da Toro. Seja como for, a Rampage terá personalidade própria. Além do motor..
Fonte: Carros