source


NUUK Cargopro: scooter elétrico está protegido contra invasão de criminosos no sistema  que pode levar a furtos indesejáveis
Divulgação
NUUK Cargopro: scooter elétrico está protegido contra invasão de criminosos no sistema que pode levar a furtos indesejáveis

De acordo com uma nova diretiva europeia, a partir de 2024 todos os veículos devem estar em conformidade com os novos padrões de segurança cibernética. Vale ressaltar que a regra vale para veículos homologados a partir de julho deste ano.

Essa segurança visa proteger e impedir que criminosos em redes de internet usem da tecnologia para roubar dados, invadir contas e até controlar alguns comandos do carro sem que o motorista fique sabendo. Alguns veículos elétricos já foram roubados dessa forma.

Embora as motocicletas não estejam incluídas nesta nova regra, foi recomendado que as bicicletas elétricas sejam cobertas, uma vez que a maioria delas possui um alto nível de conectividade.

A espanhola EurobyCar , por exemplo, já desenvolveu um novo teste que visa coibir a ação destes criminosos cibernéticos e um dos segmentos que já saiu na frente é justamente o das motocicletas.

Leia Também

Leia Também

O mérito é da empresa NUUK , situada no País Basco (região histórico-cultural, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França) que construiu uma scooter que passa no novo teste.

ACargopro que é produzida pela empresa basca é um exemplo. O veículo urbano conta com motor de 6kW (8bhp) e baterias fixas que conta com inúmeros acessórios opcionais, podem ser adicionados para permitir o transporte de pacotes e bagagens.

Além disso, a fabricante cita que além da segurança de se trafegar com o Cargopro sem que o usuário se sinta atacado por violações de dados, ele tem uma velocidade máxima de 80 km/h e uma autonomia de 96 km.

O scooter deve ser colocado à venda ainda este ano e seu preço para a Europa não deve ser menos que 4.000 euros, algo próximo de R$ 30.000.

Fonte: IG CARROS