Agosto lilás

DDM divulga balanço de Operação Shamar com seis prisões em Marília

Ação conjunta reforça proteção às mulheres em agosto e o ano todo.

DDM divulga balanço de Operação Shamar com seis prisões em Marília
DDM divulga balanço de Operação Shamar com seis prisões em Marília

Marília - A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) em Marília divulgou balanço da Operação Shamar, com seis prisões e 15 ações de acompanhamento de mulheres com medidas de proteção.

A operação, de abrangência nacional, marca o início da campanha Agosto Lilás, dedicada ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Logo nas primeiras horas, as equipes cumpriram três mandados de prisão. Além disso, prenderam duas pessoas em flagrante por descumprirem medidas protetivas de urgência e detiveram outra por lesão corporal dolosa e ameaça.

Dessa forma, as forças de segurança demonstraram atuação firme e coordenada no enfrentamento à violência de gênero.

Em seguida, as equipes policiais realizaram visitas domiciliares a 15 mulheres. O objetivo foi verificar o cumprimento das medidas protetivas judiciais e, ao mesmo tempo, reforçar o apoio institucional. Com essa ação, as autoridades garantem vigilância constante e proteção efetiva às vítimas.

Conscientização amplia o alcance da operação

Além das ações repressivas, a operação investiu em conscientização popular. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes promoveram uma ação informativa no centro da cidade.

Durante a atividade, profissionais distribuíram panfletos e orientaram o público sobre os canais de denúncia e a rede de proteção à mulher.

Como resultado, aproximadamente 600 pessoas foram diretamente impactadas, fortalecendo o elo entre segurança pública e sociedade civil.

“A união entre forças policiais, poder público e sociedade civil é essencial. Juntos, podemos romper o ciclo da violência, proteger vidas e garantir que todas as mulheres vivam com dignidade, liberdade e segurança”, afirma a delegada Darlene Rocha Costa Tozin, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

A Operação Shamar continuará ativa ao longo de agosto, reafirmando o compromisso das instituições com a prevenção, repressão e acolhimento das vítimas.