
São Paulo - O cão Coyote, da Polícia Militar, fez história como o primeiro farejador da PM a saltar de paraquedas durante um treinamento de intervenção tática. O pastor belga malinois, de 3 anos, pertence ao Canil da corporação, na zona norte de São Paulo.
Coyote atua junto ao Grupo de Ações Táticas Especiais da PM (Gate) em ocorrências mais complexas. O treinamento com o desafio nas alturas prepara o cão para ocorrências mais complexas.
No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas. Por isso, Coyote, que conseguiu saltar de paraquedas sem interferência ou mudança de comportamento, virou um símbolo.
O treinamento aconteceu, em Boituva, no interior do estado, que mantém um centro de paraquedismo.

“Quando o Coyote chegou aqui no Canil era muito agressivo, desde filhote. Porém, ele passou pelos melhores adestradores da Polícia Militar”, explicou o cabo Diego Albuquerque, tutor do animal.
Até ser o primeiro cão que salta de paraquedas, Coyote passou série de ocorres na PM e outros treinamentos semelhantes, como descer de rapel.
Desde o embarque no avião até o momento do salto, o animal permaneceu tranquilo, mesmo com todo o equipamento que usava, revelou o tutor.
Albuquerque, que, aliás, tem Coyote como um verdadeiro amigo e parceiro de trabalho, afirmou que esse tipo de treinamento é de extrema importância.
Ele explica que a partir de agora a polícia conta com farejador e que tem treinamento específico para imobilizar suspeitos, inclusive em caso de rapidez e o uso de aeronaves.