Veículos

Chevrolet Vectra foi sinônimo de requinte no mercado brasileiro

Chevrolet Vectra foi sinônimo de requinte no mercado brasileiro Chevrolet Vectra foi sinônimo de requinte no mercado brasileiro Chevrolet Vectra foi sinônimo de requinte no mercado brasileiro Chevrolet Vectra foi sinônimo de requinte no mercado brasileiro
Chevrolet Vectra foi sinônimo de requinte no mercado brasileiro


source

A Chevrolet tem uma história de sucesso na categoria dos carros médios no Brasil. Lançado em 1982, o Monza foi sucesso absoluto de vendas na categoria dos sedãs, assegurando por três anos (entre 1984 e 1986) o título de carro mais vendido do país. O modelo foi vendido até 1996, com mais de 850 mil emplacamentos.

LEIA MAIS: Relembre a história do Celta, um dos carros mais vendidos da GM

Substituir um best-seller exige uma manobra de mestre, e esse foi o caso da Chevrolet em meados dos anos 90. Já sabendo que o Monza estava defasado, a GM apostou no design alemão do Vectra , modelo lançado no Brasil em sua primeira geração em 1993.

A primeira geração

Chevrolet Vectra arrow-options
Divulgação
Apesar de ser substituto do Monza, o Chevrolet Vectra A conviveu com o modelo até 1996

Antes de chegar ao Brasil, o Vectra já existia há certo tempo na Europa. Nessa época, a GM apostava em novas nomenclaturas para seus veículos. O nome Vectra surge da palavra “vetor”, em inglês, e tinha a intenção de remeter ao dinamismo e modernidade.

O Vectra A veio para substituir o Monza, mas chegou a conviver com seu antecessor por três anos no mercado brasileiro. Ele inicialmente foi vendido nas versões GLS, CD e a esportiva GSI.

O motor das duas primeiras versões era 2.0, de 8 válvulas, entregando 116 cv de potência e 17,3 kgfm de torque – números honestos para a época. Com câmbio manual de cinco marchas, o Vectra CD era capaz de atingir 100 km/h em 11 segundos. Já o modelo GSI tinha motor 2.0, 16V, importado, rendendo 150 cv e 20 kgfm de torque. Este era um verdadeiro canhão, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Considerando os padrões de 1994, os números são dignos de aplausos.

O melhor Vectra

Chevrolet Vectra arrow-options
Divulgação
A segunda geração do Chevrolet Vectra teve lançamento quase simultâneo na Europa e no Brasil

Não é exagero dizer que a segunda geração do Vectra está entre os veículos mais emblemáticos que a GM já vendeu no Brasil. Enquanto sua primeira geração demorou consideravelmente para chegar, a marca lançou o Vectra B no Brasil apenas um ano após sua apresentação oficial no Salão de Frankfurt (Alemanha), de 1995.

O modelo cresceu em todas as suas proporções, ganhando linhas mais arredondadas e dinâmicas. Ele trazia algumas soluções exclusivas, como os retrovisores externos que mantinham uma continuidade com o capô. Há quem diga, até hoje, que o modelo permanece moderno, mesmo para os padrões de 2020.

LEIA MAIS: VW Fox, a história do modelo que quase não foi lançado

Assim como a versão anterior, o Vectra B disponibilizou dois motores 2.0, de 8 e 16 válvulas. Os modelos GL e GLS entregavam 110 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, apenas com câmbio manual de cinco marchas. Já o CD, topo de linha, desenvolvia 141 cv de potência e 19,6 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Em 1998,  surgiu o motor 2.2, 8v, de 123 cv de potência e 19,4 kgfm de torque, com câmbio automático de quatro marchas. Entre 1996 e 2005, o Vectra B emplacou mais de 300 mil unidades.

A terceira geração

Chevrolet Vectra arrow-options
Divulgação
A terceira geração teve alguns retrocessos, como a suspensão que deixava de ser multibraço

Apresentado em 2005, a terceira geração do Vectra não empolgou à primeira vista. Tratava-se de uma versão mais luxuosa do Astra europeu, e tinha alguns retrocessos na comparação com o modelo anterior. A suspensão traseira multibraço, por exemplo, deu lugar ao conjunto com eixo de torção. 

Mas o modelo não deixava de ter muitas qualidades. O acabamento, por exemplo, foi muito elogiado, com painel e portas revestidos por materiais macios e de boa qualidade. A versão Elite, topo de linha, tinha até inserções de imitação de madeira. Foi nessa geração que também tivemos as versões hatchback, GT e GT-X.

Chevrolet Vectra arrow-options
Divulgação
O interior do Chevrolet Vectra abusava de materiais emborrachados e texturas diferenciadas

As versões Elegance e Expression contavam com motor 2.0, de 127 cv e 19,6 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. Já o modelo Elite tinha motor 2.4, de 150 cv de potência e 23,7 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de quatro e aceleração até 100 km/h na casa dos dez segundos.

Legado

Chevrolet Cruze arrow-options
Divulgação
Chevrolet Cruze é o sucessor espiritual de um modelo emblemático que teve 18 anos de vida

LEIA MAIS: Toyota Corolla ‘Brad Pitt’ foi sonho de consumo da classe média

O Vectra durou até 2011, quando foi descontinuado para dar lugar à primeira geração do Cruze . O modelo novo foi muito criticado pela simplicidade, mas vendeu consideravelmente por estrear uma nova linguagem de design na Chevrolet. As coisas melhoraram com a segunda geração, ainda que o acabamento interno fosse inferior a todas as gerações do Vectra lançadas anteriormente. Sinônimo de modernidade, o Vectra estará sempre nos corações dos fãs espalhados pelo Brasil. Já teve um? Comente sobre sua experiência abaixo.

Fonte: IG CARROS