Veículos

Renault registra novo SUV no Brasil

Renault registra novo SUV no Brasil Renault registra novo SUV no Brasil Renault registra novo SUV no Brasil Renault registra novo SUV no Brasil
Reprodução – AutoWeek Novo SUV da Renault é aguardado para 2024
Reprodução – AutoWeek Novo SUV da Renault é aguardado para 2024


Não é novidade que a Renault prepara um novo veículo. Com o Captur sumindo das lojas e o Sandero , agora batizado apenas de Stepway , próximo de completar uma década de mercado, a marca francesa precisa de um novo veículo para atrair o público. A bola da vez será um SUV compacto .

Baseado no Sandero Stepway europeu , o principal rival do novo veículo será o Fiat Pulse , e o Renault terá dimensões bem próximas ao SUV fabricado em Betim. Na versão europeia são 4,09 metros de comprimento , 2,6 m de entre-eixos , 1,58m de altura e 1,75 m de largura . Para efeito de comparação, o Pulse tem a mesma medida de comprimento, 1,57m de altura, 2,53 m de entre-eixos e 1,77 m de largura.

O design registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostra um modelo bastante próximo ao “primo” europeu, onde o Sandero ainda é comercializado como Dacia .

O para-choque possui formato bem similar, entretanto, o modelo brasileiro contará com o farol em dois elementos , algo já apresentado na linha da Renault com o Kwid . O desenho das portas parece ser exatamente o mesmo do modelo europeu, com as principais diferenças ficando na dianteira e traseira da novidade.

Vale ressaltar também que toda a base do veículo contará com plásticos na cor preta , item já visto nas versões “aventureiras”, como a Stepway no caso da Renault e teto em cor contrastante , recurso visto em SUVs modernos, tais como Citroën C3 Aircross , Nissan Kicks e Fiat Pulse , eventuais rivais do novo SUV da Renault.

Na traseira, o design é completamente diferente do modelo europeu. O para-choque é completamente novo, e possui uma boa parte em plástico preto, recurso utilizado para passar um ar aventureiro e de robustez para os modelos.

O novo modelo é fruto do plano de investimento de R$ 2 bilhões programados para a fábrica de São José dos Pinhais (PR), confirmado em junho de 2022. O novo SUV irá utilizar a nova plataforma CMF-B e um inédito propulsor 1.0 turbo .

A ideia com o novo SUV é deixar o segmento de veículos de entrada , com modelos de mais volume e pouco lucro e apostar em produtos mais consolidados e de maior valor agregado, como é hoje a faixa dos SUVs acima dos R$ 100 mil .

A plataforma CMF-B é também utilizada pelo Renault Captur (a segunda geração do europeu), Clio , e Dacia Jogger , uma minivan que poderia ser uma opção interessante para responder o recém-lançado Citroën C3 Aircross .

Essa base ainda pode dar origem a veículos eletrificados , com versões híbridas plug-in . A Renault já oferece o Kwid em versão 100% elétrica , então, um modelo híbrido não parece tão distante, principalmente levando em conta a ideia da marca de explorar mercados de valor agregado mais alto, porém, isso ainda é especulação.

Fonte: Carros