Veículos

Stellantis busca suprimento de minério para baterias elétricas

Stellantis busca suprimento de minério para baterias elétricas

A Stellantis assinou um Memorando de Entendimento não vinculativo (MOU) para a com GME Resources Limited, visando à compra futura de níquel e sulfato de cobalto para a produção de baterias elétricas de seus modelos.

A GME opera o Projeto NiWest Nickel-Cobalt na Austrália Ocidental , responsável pela extração e desenvolvimento de níquel-cobalto, que terá capacidade de 90 mil toneladas por ano de níquel e sulfato de cobalto.

Mais de AUS$ 30 milhões foram investidos no projeto, e o Estudo de Viabilidade Definitivo deve começar ainda este mês.

“Garantir as fontes de matéria-prima e o fornecimento de baterias fortalecerá a cadeia de valor da Stellantis para a produção de baterias de veículos elétricos e, igualmente importante, ajudará a empresa a atingir sua meta agressiva de descarbonização”, afirmou Maxime Picat, Diretor de Compras da Stellantis

“A Stellantis é um parceiro do mais alto calibre e a GME está muito satisfeita por ter assinado este MOU, no que esperamos seja o primeiro passo de uma parceria de longo prazo”, disse o diretor administrativo da GME, Paul Kopejtka.

A concretização do acordo com a Stellantis, pode permitir a viabilização e operação comercial do projeto NiWest, segundo a própria GME.

O Memorando de Entendimento está sujeito a condições habituais de conclusão, e pode não se tornar um acordo de fato. Entretanto, ambas as partes não trabalham com essa possibilidade.

A Stellantis necessitará dos minerais para a  fabricação de baterias para seus futuros veículos elétricos , e costura esses acordos para garantir que sua produção não seja interrompida por falta de matéria-prima.

No início deste ano, o conglomerado automotivo afirmou um acordo para a aquisição de hidróxido de lítio na Europa e América do Norte, afirmando sua preocupação com a cadeia produtiva.

Essa movimentação é estimulada pelo plano estratégico “Dare Forward 2030”, que consiste em transformar a linha de veículos de passeio da Stellantis na Europa em 100% elétrica até 2030 .

Além disso, o plano estipula que até a mesma data, o mix de venda da Stellantis nos Estados Unidos tenha 50% de veículos elétricos movidos a baterias (BEV) .

Recentemente as marcas Opel e Maserati , integrantes da Stellantis, anunciaram novidades em relação a modelos elétricos, a linha GSE na Opel, e no caso dos italianos, uma nova geração do esportivo Gran Turismo, com uma variante exclusivamente elétrica.

Das marcas que a Stellantis oferta no Brasil, somente a RAM não conta com uma opção eletrificada em sua gama, a Fiat vende o 500E e o e-Scudo , a Peugeot oferta o e-208 e o e-Expert , a Jeep possui o híbrido Plug-in Compass 4xe , enquanto a Citroën comercializa apenas o furgão elétrico ë-Jumpy .

Fonte: IG CARROS

div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}