Saúde

Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado

Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado
Hospital de Marília recebe selo de qualidade por atendimento humanizado

O Hospital Espírita de Marília recebeu o selo de prata por atendimento humanizado concedido pelo CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão) que avalia todos os hospitais da região em parceria com a CPFL Energia.

O estudo faz parte de um programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos, realizado pelo CEALAG e patrocinado pela CPFL Energia, desenvolvido desde 2005 com objetivo de elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços. A análise usa critérios de excelência sistematizados pela Fundação Nacional da Qualidade. 

Os gestores e consultores do CEALAG desenvolvem o planejamento estratégico anual, criam e revisam indicadores administrativos, financeiros, revisam procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, além de dados ambientais e sociais. O programa já envolveu mais de 80 entidades do interior de São Paulo e capacitou aproximadamente 34 mil profissionais.  

Segundo o diretor-presidente do HEM, Vicente Armentano Jr, a equipe de consultores do CEALAG visitou a instituição, apresentando esse planejamento estratégico, ou seja, uma série de metas que deveriam ser cumpridas no prazo de dois anos. E logo no primeiro ano de avaliação o Hospital Espírita mostrou uma grande evolução, tanto que já recebeu o “selo prata”. 

“Isso vem comprovar mais uma vez o trabalho sério e humano que o HEM realiza em prol dos seus pacientes. E isso só é possível graças aos nossos colaboradores, voluntários e a mantenedora espírita”, enfatizou Vicente Armentano Jr.  Segundo Armentano, o selo de qualidade é equivalente ao programa “ISO” de qualidade, mas voltado aos hospitais filantrópicos.

Com 67 anos de fundação, o Hospital Espírita de Marília atende em sua grande maioria (cerca de 90%), pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), contando com uma equipe multidisciplinar que procura oferecer condições para que possam recomeçar a vida em sociedade, como cidadãos úteis e produtivos. 

Esse trabalho tem uma participação importante de voluntários. Hoje, são cerca de 40 pessoas que atuam diretamente em atividades durante o ano todo, como Grupo Amor Solidário, bazar “Cara Nova”, eventos como feijoada e bacalhoada, bem como a participação dos clubes do Rotary, Maçonaria e assistência espiritual. Esses voluntários contam com um apoio ainda maior em atividades especiais, como o “Natal dos Moradores”.