
Marília ficou na 74ª posição do Ranking de Competitividade dos Municípios, um estudo da organização Centro de Liderança Pública e os índices de instituições públicas têm os piores resultados. Capital humano é o melhor, com a 37ª posição.
O ranking é divulgado como um indicador para atração de pessoas, negócios desenvolvimento e investimentos.
São analisados todos os municípios com população acima de 80 mil habitantes, com avaliação de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
Considerada apenas a análise da região Sudeste, a cidade ficou com a 51ª posição e ficou abaixo de São Carlos (13ª), Botucatu (21ª), Araraquara (26ª), Bauru (27ª) e Assis (32ª). Está melhor que Taubaté (56º), Presidente Prudente (58º) e Praia Grande (61ª).
Além do bom resultado em capital humano, a análise de acesso à educação, com 40ª posição é outro índice positivo. A qualidade da educação atingiu 46ª posição, um bom resultado, mas com queda.
Telecomunicações na 294ª posição, sustentabilidade fiscal na 271ª, funcionamento da máquina pública na 136ª e qualidade da saúde em 211ª são alguns dos índices negativos de Marília.
Segundo a organização do estudo, o objetivo Incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem.
Também permite valorizar casos de sucesso, promovendo a publitização e inspiração originada pelas boas iniciativas para se aplicar em outras localidades.
Busca ainda ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas e um sistema de incentivo aos líderes públicos e a sociedade no município.