Marília

Unimar realiza primeira banca de qualificação de mestrado acadêmico em saúde

Unimar realiza primeira banca de qualificação de mestrado acadêmico em saúde Unimar realiza primeira banca de qualificação de mestrado acadêmico em saúde Unimar realiza primeira banca de qualificação de mestrado acadêmico em saúde Unimar realiza primeira banca de qualificação de mestrado acadêmico em saúde
Unimar realiza primeira banca de qualificação de mestrado acadêmico em saúde

Foi aprovada a primeira qualificação para o Mestrado Acadêmico em Saúde da Universidade de Marília (Unimar). O mestrando do Programa de Pós-graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação, Carlos Henrique Bertoni Reis, apresentou a dissertação orientada pela Dra. Daniela Vieira Buchaim, sobre consolidação.

A apresentação foi realizada para a banca examinadora, composta pela Dra. Daniela, Dra. Elen Landgraf Guinger e Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, docente em Bauru. Acompanhando este momento, estavam os familiares, docentes do programa de Pós-graduação e colegas mestrandos.

Segundo o ortopedista Carlos Henrique, a apresentação foi um momento desafiador, mas de muita felicidade. “A satisfação é muito grande. O nervosismo passou e veio a aprovação. Agora, é só comemorar a parte boa do que passamos, fazendo o projeto e a apresentação, e seguir com a pesquisa”, comemora.

A orientadora, Dra. Daniela Buchaim, confessou ter ficado emocionada. Para ela, a qualificação foi a consolidação do sonho de ofertar o Programa de Mestrado na Unimar. “Nossa Universidade oferece qualidade de ensino na área da saúde com graduação, especialização e, agora, mestrado. Um programa muito importante, que tem como ponto forte a interdisciplinaridade. Estou radiante neste momento, ainda mais porque meu orientado incorporou o espírito de pesquisador, teve uma responsabilidade muito grande com todas as etapas, resultando em sua aprovação”, conta.

Segundo o Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde, Dr. Rogério Leone Buchaim, não dava para conter a alegria do momento. “A sala do júri, onde estamos agora nesta apresentação, é muito emblemática, pois há tempos atrás realizamos uma reunião com o ex-presidente da capes, Dr. Abílio Baeta, onde tivemos a oportunidade de apresentar o projeto a ele. Agora, ver este programa concretizado, forte, crescendo cada vez mais e chegando na qualificação é emocionante”, comemora.

Ainda segundo Dr. Rogério, a apresentação de Carlos Henrique foi excepcional. “ A gente fica muito feliz, porque a função básica de um mestrado é a formação de um docente. Carlos Henrique é um excelente ortopedista, um excelente cirurgião e excelente clínico, agora estamos o ajudando na construção da docência. Vimos, desde o início, com as primeiras apresentações de seminários, que são partes dos nossos créditos o crescimento e evolução, mas a gente sabe que ele vai crescer muito mais até a defesa da dissertação”, ressalta.

A pesquisa do mestrando está em fase final, para então ser marcada a data para a defesa. “Minha pesquisa é de consolidação, a gente usa um biomaterial, similar ao que utilizo no meu dia a dia profissional, mas testando outro tipo de material associado, que é a fibrina derivada da cascavel. Vimos em outros estudos semelhantes que o resultado é muito satisfatório e a gente espera que o nosso também tenha este resultado. Estamos agora na etapa em que descalcificamos os ossos, para após fazer as lâminas, corar e aí finalmente terminar o trabalho. Assim, fazendo as análises estatísticas para chegar à discussão e terminar o projeto”, detalha.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a primeira qualificação é um importante momento. “Hoje é mais um marco para a história da Pós-graduação da Universidade de Marília. Neste mesmo espaço recebemos o presidente da Capes e hoje, a gente faz a primeira qualificação do Mestrado em Saúde. Quero parabenizar o Dr. Carlos Henrique, que brilhantemente expôs sua apresentação, também parabenizar a Dra. Daniela, sua orientadora, a professora Elen e o professor Geraldo, que de forma muito especial compuseram e abrilhantaram ainda mais esta qualificação. Desejo, a partir de agora, muito sucesso neste caminho que o Carlos Henrique ainda tem a percorrer, mas eu tenho certeza que logo teremos as conclusões finais do trabalho, que será palco de muitas conquistas e publicações importantes não só no Brasil, mas em todo o mundo” enfatiza.

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado Interdisciplinar na área da saúde em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação seguem abertas até o dia 12 de fevereiro. São ofertadas 15 vagas e podem cursar profissionais da área da saúde, os quais poderão atuar em duas linhas de pesquisa. Mais inf