
O ator escocês Sean Connery, que se tornou celebridade a partir de sua interpretação como oi agente James Bond em sete filmes no cinema, faleceu neste sábado aos 90 anos nas Bahamas, onde vivia. A informação foi divulgada pela BBC, rede inglesa de comunicação, após confirmação da família. Connery teria falecido durante o sno.
Connery teve uma carreira de quase 60 anos que incluiu grandes sucessos como Os Intocáveis, que rendeu a ele o Oscar como ator coadjuvante em 1988; O Nome da Rosa e Indiana Jones – A Cruzada Final entre outros.
Foi nomeado cavaleiro pela Rainha no Palácio de Holyrood, na Escócia em 2000. Thomas Sean Connery nasceu em Edimburgo em 25 de agosto de 1930, filho de pai católico e mãe protestante.
Trabalhou como leiteiro, serviu na Marinha Real, foi motorista e modelo em uma escola de desenho até fazer teste como artista.
Foi o primeiro ator a interpretar James Bond no filme 007 Contra o Satânico Dr No, em 1962. Casado por 11 anos com a atriz australiana Diane Cilento, com quem teve um filho, Jason Joseph, e em 1975 casou com artista franco -tunisiana Michelline Roquebrune Connery, com quem viveu até sua morte, em Nassau, nas Bahamas.