Se o hit “Acorda Pedrinho”, da banda curitibana Jovem Dionísio, dominou as redes sociais nos últimos dias, agora é o bar onde tudo surgiu e que, inclusive, inspirou o nome do grupo musical, que colhe os frutos da fama.
A Lanchonete Aquarius, que virou Bar do Dionísio em referência ao proprietário do estabelecimento, Dionisio Macioski, se tornou um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba.
– Tem vindo gente do Rio, de São Paulo e Belo Horizonte tirar foto aqui – conta Camila Ederman, filha de Dionísio. – Alguns, entram, tomam uma cerveja e vêem uma novela, outros; só ficam fazendo pose para foto na frente do bar.
Tanto Dionisio, quanto Pedrinho, o dorminhoco que inspirou a canção, estão felizes da vida.
– O carinho que estamos recebendo do público não tem preço, vem até criança – emociona-se Dionisio.
Mas Camila acrescenta que a dupla não deixou o sucesso subir à cabeça.
– Eles estão todos felizes, mas não têm muita noção do que está acontecendo – conta ela. – Tiram foto com todo mundo, mas vivem a vida normalmente, fazendo as coisinhas deles. Na hora da gravação para o “Fantástico”, meu pai até parou no meio para ir ao banco.
Localizada no bairro de Juvevê, entre as zonas Central e Norte de Curitiba, a Lanchonete Aquarius existe desde 1993, quando Dionisio e sua mulher, Elizabeth Ederman, transformaram a antiga loja de gesso da família em bar.
A simpatia do dono fez com que o lugar se tornasse mais conhecido por seu nome. Agora, com o hit, o estabelecimento passou a receber cerca de 5 mil visitações diárias em seu perfil no Instagram, onde o número de seguidores subiu de 100 para 700.
Uma curiosidade: em outubro do ano passado, Dionisio teve Covid e quase não conseguiu escapar. Ficou dias na UTI, mas conseguiu se recuperar a tempo de para ver o sucesso de perto.
Como surgiu o hit
Frequentadores assíduos do botequim desde os tempos de faculdade, os músicos Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gabriel Mendes, Bernardo Hey e Gustavo Karam resolveram batizar a banda em homenagem ao local.
Foi ali onde eles conheceram Pedrinho, um senhor que é cliente do bar há mais de 20 anos. E que tem o costume de tirar uns cochilos por lá entre uma cerveja e outra. É também um entusiasta das partidas de sinuca que acontecem no Dionísio, sempre participando dos torneios que são organizados entre os habitués do local quando, é claro, está acordado para isso. Daí a inspiração para o refrão da canção que já tem mais de 3,2 milhões de visualizações no YouTube e mais de 11 milhões de streams no Spotify.
– O Pedrinho toma uma ou duas cervejinhas e já puxa um ronquinho. É da natureza dele. Não é de hoje, sempre foi assim – conta Dionisio.
div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}