O produtor musical britânico George Martin, que transformou os Beatles em estrelas mundiais, morreu aos 90 anos. O anúncio foi feito hoje (9) pelo baterista da banda Ringo Starr.

“Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família (...). Vamos sentir a falta de George”, escreveu Ringo na rede social Twitter.

Depois de ter juntado John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o produtor musical da banda ficou conhecido como o “quinto Beatle”, título que considerava uma "besteira".


Produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico, era um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com 30 canções que chegaram ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos.


George Martin nasceu em Holloway, pequena cidade a norte da capital Londres em 3 de janeiro de 1926. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sozinho, aos dezesseis anos de idade.

ALém dos beatles, trabalhou com produção para grandes nomes como Elton John, Earth, Wind and Fire, Linkin Park e nas carreiras solo de Ringo e Paul McCartney